quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ostentação, consumismo, capitalismo....


Tremenda terça-feira de Sol(escaldante)e lá estava eu trancada na faculdade, mas precisamente tendo aula de Semiologia e Semiótica, quando derrepente a professora toca no referido assunto(que nada tinha haver com a aula)..."ostentação"..pra quê??...
Será que ela não havia se tocado que aquela faculdade é cheia de "filhinhos de papai"(assim eles se acham) que não têm onde cair mortos, mas que mesmo assim fazem questão de ostentar algo que não têm!? ...É, ela não havia se tocado.
Eis que o assunto foi rolando, uns fingindo que não escutavam, outros fazendo média, aff!...Hipocresia é f...
Mas o que ela estava falando era realmente verdade, não que eu fosse a única a prestar atenção, mas fazia sentido as palavras da Teatcher, o que levava consideravelmente a minha pessoa querer prestar atenção.
Enfim...
O que estou querendo dizer é que o desejar nunca some, ou seja, as pessoas querem sempre mais e mais, nunca estão satisfeitas e assim o mundo vai girando. Se hoje você tem um celular "x" e seu vizinho comprou o "y", certamente amanhã você estará na loja comprando o "z", me entenderam?
O ser humano é assim e dificilmente vai mudar, um sempre quer se mostrar superior ao outro, quer mostrar seu carro novo, seu tênis de marca, sua roupa de grife.
E assim o consumismo vai aumentando...pq?...Pq quanto mais se deseja mais se compra, e assim vaaaaai girando nosso mundo extremamente consumista e capitalista.
Mas, voltando a ostentação...
O que quero realmente dizer é que as pessoas que estão no topo da pirâmide social consomem artigos caros para se distinguir dos demais. Quando os produtos invadem outras classes, essas pessoas partem para outros artigos ou simplesmente mudam de marca. A ostentação é uma forma de demonstrar poder, e poder é algo que muita gente anda desejando.
Só cuidado pra não cair no ridículo Vlw!?
-fui-

Nenhum comentário:

Postar um comentário