domingo, 8 de abril de 2012

Tv = Informar, formar ou transformar?


A televisão, atualmente, é um dos meios de comunicação mais importante de todo o mundo. Ela é fonte de informação para uns e entretenimento para outros, mas há também quem procure pelos dois.
O hábito de ver televisão faz parte da cultura atual. Na maioria dos lares, estejam eles no ponto mais distante do mapa, a TV está presente entretendo e informando as pessoas, e por ser um meio de comunicação tão atraente e popular acaba por interferir no modo de pensar, agir e se relacionar com o mundo.
Mas sem hipocrisia, todos sabemos que a TV é sim uma grande formadora de opinião, e infelizmente às vezes age como manipuladora em massa.
O pior é que as maiores vítimas dessa manipulação são as classes menos favorecidas, consequentemente com baixo nível escolar, e as crianças.
Cada vez mais cresce o número de espectadores crianças e jovens com uma mente ainda não esclarecia que assistem constantemente cenas de violência, tanto em noticiários como em novelas. Uma criança que fica vendo programas que mostram cadáveres, assaltos e outras formas de violência acaba perdendo a capacidade da dúvida, do que é certo ou não. A criança passa a achar que o mundo é assim mesmo, logo percebemos que a TV forma sim cidadãos, mas não de uma forma correta.
É lógico que a TV não é feita apenas por "bobagens" como reality shows, novelas, programas de fofocas, etc., mas também existe uma programação séria, de informações importantes, de conscientização por exemplo. Somos todos diferentes, com interesses diferentes, e por isso há uma variedade enorme de assuntos e mensagens distribuídas, mas que nem sempre são captadas e assimiladas pelo público certo.
Precisamos também acreditar mais em nossos princípios e valores, sem deixar influenciar. Assistir TV sim, mas aprender a diferenciar o que é bom do que é ruim, o que é "diversão" e o que é sério, não só sobre o que assistimos mas também sobre o que as crianças assistem.
A TV é apenas um canal, cabe a pessoa saber o quer assistir e no que acreditar. A TV deveria informar ao público para formar cidadãos e transformar a sociedade, mas o que vemos na prática hoje é uma massa que se deixa manipular por um meio que gosta de manipular.
Quando pegar o controle lembre-se...é você quem escolhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário